4 de abr. de 2011

MANOEL DE GENTIL E SEU IRMÃO VICE-PREFEITO TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA

http://4.bp.blogspot.com/-ScXA5wGRP10/TWPMmUYvjDI/AAAAAAAAA3k/-Bwo1dQMOSs/s1600/elic%25C3%25B3p+002.jpg
GTA em São João Batista
A Justiça do Maranhão decretou mandados de prisões preventivas contra o vice-prefeito de Olinda Nova, Antônio Martins Gomes, o Antônio Gentil, e o irmão dele, o empresário e fazendeiro, Manoel Martins de Jesus Gomes, o Manoel Gentil, que até o momento não foram localizados pela Polícia.
Também estão com os mandados de prisões preventivas Josuel Sodré Saboia, o ex-policial Sabóia, e Irismar Pereira, o Uroca. Eles são acusados do assassinato do lavrador quilombola Flaviano Neto, 45 anos, morador da comunidade quilombola do Charco, em São Vicente de Férrer. O crime aconteceu no dia 30 de outubro do ano passado. Flaviano foi morto a tiros, em uma estrada, voltando de um bar, onde chegou a conversar com os envolvidos no crime.
Já estão presos, em São Luís, o executor do crime, Irismar Pereira, e o intermediário, o ex-policial militar Josuel Sodré Saboia, detido no início de fevereiro deste ano, no bairro do Anjo da Guarda, na capital maranhense.
Habeas Corpus- O empresário Manoel Gentil Gomes, suspeito de ser o mandante da execução do lavrador quilombola Flaviano Neto, conseguiu, no dia 23 de fevereiro deste ano, alvará de soltura no Tribunal de Justiça do Maranhão. A decisão foi do desembargador Antônio Bayma Araújo.
De acordo com o desembargador, a prisão temporária do suspeito não era necessária, já que a apuração dos fatos já tinham sido feitas. Segundo ele, a prisão temporária de um suspeito só se justifica quando ele pode alterar provas, fugir, enquanto a investigação está ocorrendo.
Manoel Gomes foi preso em São João Batista, e permaneceu na cela por 24 horas.
Motivação do Crime- Segundo as investigações da polícia, a motivação do crime teria ligação a questão de posse de terras. As 70 famílias da comunidade remanescente de quilombo lutam na Justiça pela posse de 1,4 mil hectare de terra, que o empresário e a família dizem que pertence a eles. Fonte: Portal Imirante.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

15 COMENTÁRIO:

  1. As coisas estão em plena mudança, quem diria um empresário desse porte, numa situação tão embaraçosa... Sinais dos tempos, amigo!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO DELEGADO ARMANDO GOMES PACHECO, PELO OTIMO TRABALHO QUE VEM FAZENDO EM NOSSA CIDADE DE SAO JOAO BATISTA,O POVO DE NOSSA CIDADE ESTÁ FELIZ COM O SEU TRABALHO DELEGADO ONDE AQUI NAO SE VIA PRISOES DE PODEROSOS COMO HOJE ESTÁ ACONTECENDO, A POPULAÇAO JOANINA LHE APOIA PELO SEU CARATER E DE NAO SE CORROMPER, CONTINUA ASSIM DELEGADO QUE A POPULAÇAO AGRADECE O SEU TRABALHO, PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  3. DOIS PÊSOS PARA DUAS MEDIDAS, UMA E DUAS!

    Não será fácil,ou melhor ficarão fáceis as vidas dos Gentis Gomes e CIA daqui pra frente. Cada dia o cerco vai fechando, e ao que parece, transformar-se-á num enlatado, entenda-se engaiolado, neste episódio que culminou com a morte do líder quilombola Flaviano Pinto, tramada pelo maior suspeito com requintes de crueldade, e barbárie. Crime este, que comoveu toda sociedade Joanina, além fronteiras, pela forma covarde tal qual fora premeditado, e mais, em detrimento de não só uma pessoa, mais de dezenas de família daquela gleba.
    Ontem foi apenas o todo poderoso fazendeiro preso, hoje é Ele, e o seu Irmão, e segundo delegado que acompanha o caso em segredo de justiça, com certeza amanhã a fila vai aumentando , palavras do delegado!
    Agora, com as elucidações do crime, praticamente concluída, de que forma, membros de sua família, se apresenta perante a esta sociedade, e vem a imprensa, justificar o injustificável, eis a incógnita. Outros projetos, hoje prioritários, implícitos da família, estariam ficando efetivamente naufragados, tudo em nome de uma ambição descabida.O poder pelo Poder! Quão saia justa ficou o desembargador que lhe concedera o primeiro HC, assegurando não ser justa aquela prisão, pois o acusado não transmitia reação quanto a mesma, o que hoje sabemos foi tremendo e suspeito equívoco.
    Certo mesmo estava o competentíssimo delegado Dr. Armando do comando policial civil de São João Batista, que a parti de agora, já deixa em solos Joaninos, uma marca indelével de coragem e atitude extraordinária, com certeza o diferenciará nesta sua brilhante carreira prodigiosa, que efetuou a prisão do acusado, da forma que o fizera, pois conhecia de perto, qual reação era capaz o acusado para reagir à prisão, e não pestanejou, chegou junto e fez um excelente trabalho profissional. Como essa preventiva agora provavelmente teria vazado, deu no que deu, o acusado se evadiu e agora em dose dupla, estão dando trabalho a policia para o resgate, o que acreditamos, deverá acontecer nas próximas horas!Caso contrário, será visto pela justiça, alem de foragido,como um réu confesso!
    Este crime que tomou conotação internacional, por todas suas nuances, deverá servir de exemplo a todos aqueles insaciados pela riqueza irregularmente adquirida à custa do sofrimento e exploração do seu próximo, sirva de aprendizado a todos nós outros, que premeditam enveredar por este mundo violento do crime organizado, que acreditam ser o dinheiro sujo , o escudo perfeito à impunidade, em que tudo podem, atropelando as instituições, e acreditando que a vida, às vezes lhes dão essa errônea interpretação. Deus deixa esta lição, pronunciadas nas linhas magistral de Fernando Pessoa..Nem tudo vale a pena quando a alma é tão pequena[ VERSÃO MODIFICADA.]
    O dinheiro não traz felicidade para quem não sabe conviver com Ele ! M.Assis

    ResponderExcluir
  4. Covarde e barbarie é esse tipo de gente que se esconde e torce pela desgraça alheia, nao analisando as possibilidades de defesa ou inocencia de alguem que ate o momento apresentou sempre uma conduta aceitavel diante de nossa sociedade. mas isso nao interessa ao anonimo sanguinario e invejoso que destila a sua ira em comentarios que so satisfazem a ele proprio.´

    ResponderExcluir
  5. É muito fácil apontar agora pra Seu Manoel um crime desta natureza.
    A policia do Maranhão passa por uma grande crise. Recentemente passou no fantastico uma reportagem sobre a seguranca publica no Estado do Maranhao. Mostrando a fragilidade do sistema de seguranca. A policia ao ser cobrada do resultado de um crime deste procura apenas MOSTRAR um possivel culpado e ja apresenta este como verdadeiro culpado. Levando pra cadeia uma pessoa muito conhecida e respeitada para passar para a sociedade a falsa ideia que ao prender um "poderoso" a policia esta agindo.
    A injustiça acontece em todos os niveis e em todas as camadas. Nao vejo poder politico nem economico nessa familia capaz de influenciar em decisoes de desembargadores.
    A policia esquece de investigar se o falecido era uma pessoa de bem, de bons antecedentes, se ja se envolveu com outras invasoes de terra, de sua atividade quando nao morava em sao joao.
    A competencia do delegado é tanta e ele nao consegue resolver sequer as bocas de fumo de sao joao batista, ou será que ele se dedicou nesse caso sabendo que teria repercussao??
    Esses comentários mais parecem serem de pessoas invejosas ou entao comentarios politicos querendo atingir a familia. Pois em Sao Joao batista é conhecido pela pessoa capata e amiga que sempre foi.

    ResponderExcluir
  6. Em resposta ao comentário na defesa do foragido de justiça, suposto réu, creio parti de alguém muito próximo dos mesmos, por sinal muito unida até nesse tipo de consórcio maligno, não é a mim a quem deveriam destilar seu veneno por esta impensável atitude sanguinárias sim, por que houve derramamento de sangue de alguém indefeso para livrar-se da tocaia, e sim a sociedade Joanina, que esta sendo vitrine indigesta e mal vista por este crime de repercussão internacional, nesta pacata cidade do interior do Estado do Maranhão, aos tribunais de justiça que lhes procuram dia e noite, para conclusão dos seus trabalhos, cabendo aos acusados, todo o direito de provar suas inocências, o que pelo procedimento adotado, ou seja, fugindo, não esteja transmitindo para a sociedade esse desejo! Temos uma sociedade marginalizada pela própria sorte, que tanto quanto todo um outro Brasil a fora, sofre com a falta de uma educação digna, a evitar catástrofe avassaladora e devastadora desta natureza, se tivéssemos quem sabe, poderíamos minimizar esses conflitos, e seria no campo da intelectualidade, o salutar combate de competitividade por espaços territorial, por uma sociedade, sem violência e maleficência, diferente da que agora se agiganta por aqui!. O Brasil agradeceria esta boa briga, seriamos a maior potência mundial, Infelizmente pelos índices educacionais de hoje, mesmo apresentando este nível de crescimento econômico, somos um castelo de areia exposto a um temporal.Esta ganância é a cultura daqueles acostumados de berço, atropelar quem quer que esteja a sua frente, para satisfação do seu egocentrismo desvairado, e às vezes lamentavelmente, tendo um desfecho deste nível. E esse discurso, de que prender um empresário do porte dos que são estes, é visão midiática de um sistema, é no mínimo apologista a criminalidade, quanto desserviço fez com este infeliz comentário, onde a cada dia, mesmo com tantas dificuldades, o sistema de segurança vem superando suas deficiências, com operações policiais impecáveis, e mostram o retrato fiel, do que os acusados, com todas as evidências, são capazes de realizarem. A família daquele que teve sua vida interrompida, ceifada da forma cruel e covarde como fora e todas quantas lhe apoiavam , é quem merecem e esperam respeito e justiça respectivamente. Jamais poderia ter inveja de alguma família com este sentimento de desumanidade igual a essa, seria melhor pleitear a morte, a deixar este tipo de exemplo aos meus consangüíneos!A inveja, só faz parte da mente e do coração de todos aqueles, que em busca incessante e destemida da fortuna, venha ela como vier, seja ela como for , reserva tais fatalidades, não as tenho e peço a DEUS, afastar de mim! Interromper a vida de alguém, que somente Deus, tem essa prerrogativa de fazê-lo, e ainda não caindo na real, de forma prepotente, arrogante e sínica, inerente ao seus DNA, tenta convencer de que; O ERRADO É QUE ESTÁ CERTO! Tenha santa piedade Senhor. Espero que essa lição de vida , sendo culpados ou não, lhes sirvam de aprendizado em nome da paz social em nossa pacata cidade de São João Batista, e que esta, possa vir a ser no futuro, um verdadeiro celeiro de autoridades honradas e constituídas como é, e fora em época não muito distante, os exemplos estão ai , que orgulha todos nós imensamente. Caso em contrário, nossos munícipes evadiram-se, , e ao pretenderem tamanho sacrifício, seria melhor o revés preterir esse pesadelo. Que no meu modesto conhecimento, menos sacrificante seriam aos edis!

    ResponderExcluir
  7. Se este comentário em favor do suposto réu partiu de alguém muito próximo o comentário contra saiu de alguém que com essas linhas tenta passar uma imagem de defesa da vida, da honra e dos bons costumes, no entanto continua como acusador escondendo a sua cólera usando até da palavra de Deus... eu que digo:"Deus te perdoe"! Vc se aproveitando dessa situação para ficar no doce de leite, esperando que apareça cada vez mais notícias contra o acusado.

    ResponderExcluir
  8. Onde ler doce de leite é doce deleite.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. "Não tenho medo da morte, tenho medo de perder a honra. Porque um homem horado não morre nunca, enquanto sem honra morre em vida."

    (José de Alencar, parafraseando o filósofo grego Sócrates)

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo, defensor da parte que lhe conforta. Posso sim, e orgulhosamente exaltar o nome de DEUS, tenho me esforçado bastante a não praticar ingratidão e nunca transgredir acintosamente seus ensinamentos.E dos mais graves que considero, estão; não matar, ou encomendar , não roubar e enganar o fisco, e sobretudo não ver meu nome citado em crime organizado! Ele não permitirá que o faça. Vivo em perfeita comunhão com meus princípios éticos, morais e social com meu próximo,jamais me envergonharei de transitar livre e soberano em qualquer lugar, nunca grilei um metro de chão de alguém, e sobrevivo dignamente bem.Portanto,posso sim orgulhar-me de ter DEUS comigo sempre..Ele é o guardião dos humildes e desafortunados, e em nome dele, rogo a vc e seus defendidos, todas as bençãos se as merecer.Somente ele,tem o poder de perdão, mais ninguém,acredito ser hora de buscá-lo grandiosamente, o que não me custa nada invocar este pedido também. E as boas e más noticias,surgem de quem as continuam produzindo, e não um cidadão comum ou a sociedade, que é apenas a ressonância dessa caixa de pandora!

    ResponderExcluir
  12. AS PALAVRAS SAO BONITAS, POREM O CORAÇAO VIVE ENSANDECIDO DE ODIO, TE CURA IRMAO.

    ResponderExcluir
  13. Pois é anonimo que fala do Senhor Jesus, suas palavras agora vao ser comparadas com a de Welington Meneses.

    ResponderExcluir
  14. é simplesmente muito triste ver de perto/longe o q estao fazendo com esta familia, os tratando como marginais...qual é a prova concreta contra eles?estao guardando a 4 chaves? ou estas nem mesmo existem? pq se realmente existissem como sao ventiladas a 4 ventos, todos ja saberiamos...se coloquem no lugar dessas pessoas q estao sendo caluniadas, uma familia inteira destruida com calunias mentirosas e infudadas... importante frizar q rico ou pobre a LEI tem que prevalecer com a VERDADE... quero ver qndo tudo isso passar se postarao desculpas pelas atrocidades escritas e feitas a esta familia....

    ResponderExcluir