3 de ago. de 2011

DIVULGADA LISTA DE TRABALHOS PARA O I FESTIVAL DE ENSAIO ABERTO

Sob a coordenação da Associação Cultural Pororoca de Arari e da Impacto Cia de Artes, o Projeto Ensaio Aberto surgiu como um espaço de articulação entre grupos de arte e em prol da melhoria das condições de jovens da Região da Baixada Maranhense, aonde se concentram baixos índices de desenvolvimento humano, buscando com que os municípios envolvidos expandissem seu universo cultural e pudessem contribuir para o desenvolvimento de suas cidades. Com patrocínio do Programa BNB de Cultura- Edição 2010- Parceria BNDES, essas atividades pontuais se fortaleceram e se expandiram, passando a atuar também na Região do Vale do Pindaré e Semi-Árido Maranhense.
Durante o período de 6 (seis) meses, o diálogo entre identidade e diversidade, indivíduo e coletividade, revelou-se como uma ferramenta necessária para garantir tanto a cidadania artística, como a sobrevivência da diversidade da cultura nesses municípios. Esses diálogos garantiram a realização de Seminários Intermunicipais de Arte e Cultura, Circuitos de Teatro de Bolso, além da participação de profissionais de São Luís (capital do Estado) a partir de diversas parcerias firmadas com as prefeituras e secretarias de cada município.
Através de intercâmbios sistemáticos houve um diálogo mais sólido entre as cias e grupos do projeto e os seus produtores culturais, as instituições públicas e privadas e com a sociedade local, suas comunidades, escolas e movimentos sociais, oferecendo um diálogo entre as diferentes vertentes artísticas existentes nessas regiões, utilizando para isso o suporte coletivo, educativo, social e artístico, focando para um espaço de produção e de intercâmbio de ações interligadas.
Entre os municípios envolvidos estão: Arari, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Férrer, São Bento, Palmeirândia e Santa Inês. Mais recentemente, passaram a integrar esta rede de trabalho, os municípios de Pindaré e Belágua.
O Festival de Teatro e Dança Ensaio Aberto – 1ª Edição é um trabalho que contemplará a população de Arari-MA e regiões no acesso a oficinas artísticas seguidas de debates que forneçam dados e referenciais positivos à população arariense, pode ser também um instrumento pedagógico para o (re) conhecimento e formação de uma identidade cultural que possa permitir a inclusão social da população, a diversificação e ampliação das opções de formação de cultura para o desenvolvimento sustentável e/ou fonte de renda temporária e permanente para os municípios.
A proposta é a criação de um Festival de Teatro e Dança que se agregue ao calendário cultural como uma prática permanente e de formação de platéias para a produção local e regional, através de pressupostos educacionais, aliando os valores da arte à educação e à cidadania, objetivando estimular a busca por novas linguagens e técnicas artísticas e o reconhecimento e valorização da produção artística e cultural dos grupos de teatro e dança da região da Baixada Maranhense, Semi-Árido e Vale do Pindaré, além de outras produções do Estado.
Entre as produções selecionadas para compor a programação do Festival Ensaio Aberto - 1ª Edição estão:

Corpo Descartável - Yuri Azevedo

Enigma - Luís Ferreira
Oração - Calabouço Encenações
Veronique - Lindo Ramos (Cia Quarto Cênico)

Além das apresentações locais e das cias e artistas selecionados de São Luís, também comporão a programação:

Cia Mecenas Expressões Cênicas- Belágua (MA)
Cia Arte&Raízes Criações Cênicas- São João Batista (MA)
Cia Perizes Produções Artísticas- São Bento (MA)
Cia Estearias Produções Artísticas- Penalva (MA)
Grupo Amantes da Paz- Santa Inês (MA)
Grupo Nú Pé D'Ouvido- Santa Inês (MA)
Liberdade de Expressão Cia de Arte- Pindaré (MA)
Cia Ágora de Artes- Olinda Nova do Maranhão
Cia Ganzola de Teatro- São Vicente Ferrer (MA)

O Festival acontecerá de 12 a 14 de agosto em Arari-MA!


Esclarecimentos de dúvidas e outras informações poderão ser obtidas pelos fones: (98)8164-3381 e 8199-5405 e pelo email:
festivalensaioaberto@gmail.com.
 

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário