1 de dez. de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS


 A Prefeitura Municipal de São João Batista através da Secretaria de Saúde, realizaram o Dia Nacional do Combate a Aids. O evento contou com palestras, caminhada e atividades físicas durante toda a programação. Antes, os participantes tomaram um café da manhã na Colônia de Pescadores.

O evento começou com uma caminhada nas ruas da cidade e terminou no Centro de Convenções João Furtado Dominici As atividades envolveram alunos, funcionários e usuários da saúde de São João Batista. No Centro de Convenções, a palestra foi aberta pela secretária de saúde, Erllem Pinto e logo depois, a enfermeira Ricarda Normanton deu uma palestra sobre a aids.
Normanton ensinou como usar os preservativos masculino e feminino. Durante a palestra foi entrege um kit de preservativo para os jovens presentes. "Aqui em São João Batista estamos fazendo teste de HIV no Posto Médico, próximo ao prédio da prefeitura, e quem fizer, recebe em apenas 15 minutos", disse Ricarda Normanton.
O dia 1º de dezembro foi transformado em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB