9 de mar. de 2011

CARNAVAL EM SÃO JOÃO BATISTA É SÓ ALEGRIA

Praça de Eventos
Cerca de 11 mil pessoas curtiram o Carnaval 2011 em São João Batista. Turistas e nascidos aqui, vieram de todo o país prestigiar o carnaval da tradição que só acontece aqui. Mesmo com a chuva que caiu durante os 04 dias de carnaval, os foliões não pararam.
O Blog da Agência de Comunicação Educativa elenca agora os pontos mais marcantes do Carnaval 2011 na cidade e destaca a tradição mantida pelas Escolas Tradicionais de São João Batista. A nossa equipe preparou uma reportagem especial com os melhores momentos do Carnaval 2011 em São João Batista. No final da postagem deixe seu comentário. Queremos saber se você gostou do carnaval na cidade. Confira todos os melhores momentos do carnaval.

BANDAS
Como em todos os anos, as bandas que vieram para São João Batista não foram as melhores, apesar de vim Caviar Elétrico, a melhor diga-se de passagem. Ao todo 06 bandas vindas dos estados da Bahia, Ceará e daqui mesmo, do Maranhão. Outro problema que frustrou os foliões foi o atraso de algumas bandas. O vídeo acima é da cantora Vanessa Lobo, retirado do You Tube.

ORGANIZAÇÃO

Apresentação das Bandas
Sob o comando de Maicon Duarte e William Figueiredo, a organização do Carnaval de São João Batista foi bem preparada. Mas todo que vez que os ónibus da empresa de transportes Solitur passava, sempre levava alguns enfeites colocados pela organização.
Já os barraqueiros, que eram comandados pelo secretário de esportes, Gato Dominici, que também forneceu todo a bebida consumida, tiveram muito trabalho. A começar pelas péssimas condições das barracas, que vieram padronizadas por uma empresa de cerveja.
Já os banheiros químicos, ficaram insurportaveis. Cerca de 06 banheiros foram instalados para os foliões, mas como em todo o Brasil, não deu certo. Já a Vigilância Sanitária está de parabéns. Todo os dias os técnicos da Visa São João Batista passavam nas barracas para ver as condições em que se encontravam.
Sob o comando da Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária ficou de olho. Os manipuladores de alimentos e bebidas receberam até certificado. Os responsáveis montaram até uma barraca da saúde.
Já a prefeita de São João Batista subiu várias vezes para agradecer a população e falar sobre o carnaval. O slogan usado no carnaval joanino foi "O carnaval de São João Batista voltou com tudo". 

UMA VEZ SALGUEIRO, SEMPRE SALGUEIRO
Salgueiro

A Escola de Samba Salgueiro, mais uma vez desfilou na Avenida Getúlio, a "Marquês de Sapucaí" joanina, como diria Helcio Silva. Sob o comando de Hildenys Freitas, filho de bigurilho, o Salgueiro levou alegria para os seguidores do bloco, que está prestes a completar meio século de existência.
Bigurilho do Salgueiro
Já o presidente da escola, Bigurilho (foto), um dos mais entusiastas da cultura joanina, ficou só olhando por que está passando por graves problemas de saúde. A tradição se manteve firme, mesmo com as dificuldades financeiras que os tradicionais blocos de São João Batista estão passando.
O Salgueiro levou para a avenida várias músicas de autoria própria e arrastou mais de 100 foliões pela Getúlio Vargas. O grupo foi o primeiro a entrar na avenida e o último a sair. O grupo Salgueiro desfilou no domingo e terça-feira de carnaval. A porta bandeira era a jovem Liziane Costa. A escola está de parabéns pela superação.

UNIDOS DO SAMBA DO BOM JESUS

Pela terceira vez consecutiva o Unidos do Samba saiu na Getúlio Vargas. Comandados pelo folclorista Adeir, a escola Unidos do Samba levou para as ruas de São João Batista muita diversão e alegria.
Unidos do Samba
A escola, também, desfilou os dois dias na cidade. O grupo com o pouco que recebeu da prefeitura conseguiu comprar alguns enfeites e caiu na folia. O casal de Porta Bandeira foi formada pelos jovens Dielson Costa e Francileide Pereira. O Unidos do Samba é do povoado Bom Jesus e agora está se tornando tradição no Carnaval de São João Batista.

TURMA DA MANGUEIRA

Quem também não deixou a peteca cair foi a Turma da Mangueira, com poucos seguidores, mas com enredo tradicional, a escola de samba voltou a sair na Avenida Getúlio Vargas. Embaladas por um carro de som, a Turma da Mangueira mantém a tradição de muitos anos.

E A TURMA DO QUINTO?

Nestes ano, a Turma do Quinto, de Zé Batata, não desfilou, o motivo é desconhecido de nossa equipe. O grupo vem passando por problemas. Em 2009. o grupo não se apresentou.
Já em 2010, a escola de Samba Turma do Quinto desfilou e neste ano o grupo não conseguiu se apresentar e brilhar na passarela, como sempre faz.

VISITANTES ILUSTRES

O Carnaval Joanino trouxe muita gente pra cidade. Pessoas como o desembargador Joaquim Figueiredo, deputado estadual Jota Pinto, Iramar Barros, Amarildo Pinheiro, Rico Pinheiro, Carlos Figueiredo, Zequinha Soares, João Batista Azevedo, e outros vieram passar o período carnavalesco na sua terra natal.
Já a atual gestão, acompanhou o carnaval de camarote. É que a atual prefeita tem uma casa em frente a Praça de Eventos. Quase todos os secretários da prefeita Surama Soares estavam no camarote.

BLOCOS DE RUA

Bloco "Tô na Pedra"
Os Blocos de Rua saíram mais um ano pelas ruas da cidade. "Tô na Pedra", "Assa Cana", "Raspe o periquito dela" , "Caçadores de Cerveja", "Carro Velho" , "Casados e Solteiros", "Prefeitão", e outros encheram de emoção e alegria seus seguidores.
Destaque para "Raspe o periquito dela" que vinha trazendo como símbolo a mulher, apresentando a professora Valna. Em relação ao ano passado, os blocos de rua desfilaram com menos gente.
Destaque também para o "Arrastão da Piracema", organizado por Willame Barros. O arrastão faz 06 anos que sai em São João Batista e já se tornou tradição joanina. É o "Arrastão da Piracema" que faz o pré-carvanal. 

VIOLÊNCIA E CONFUSÃO

O Carnaval 2011 foi em clima de alegria. Com poucas brigas, a policia civil não teve muito trabalho, o que não era esperado pelos policiais. O delegado Armando Pacheco passou com seu grupo em cada barraca alertando sobre a venda de bebidas alcoólicas para menos de 18 anos.
Foram colocados avisos em frente as barracas e casas de festas. O carnaval teve apenas algumas emergência, talvez esse seja um dos carnavais mais calmos da história dos carnavais joaninos.

GOSTOU DO CARNAVAL?

Deixe seu comentário a respeito do carnaval em São João Batista. Sua participação é muito importante. Comente. Mais informações a qualquer momento neste blog. Twitter da Agência- @agenciasjb .

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

13 COMENTÁRIO:

  1. o carnaval foi bom como sempre, mas,a prefeita só falava besteira e bebada.ela é muito louca.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. gostaria q o administrador do blog fosse imparcial e não partidário,pois não sou eleitora nem de um nem de outro,mas posso dizer q a prefeita se preocupou em trazer bandas que fizeram um carnaval q há muito tempo não havia.Passamos 6 anos,o carnaval sendo animado pela mesma banda e ninguem reclamava.Isso dor de cotovelo

    ResponderExcluir
  3. A prefeita está de parabens,as bandas estão de parabens,pois foi o melhor carnaval q já teve.O carnaval foi legal,animado e acima de td, foi muito bem aproveitado pelos joaninos.Acho engraçado,como ainda tem pessoas q vão só pra debochar.Ah,antes q esqueça,quem é q vai pra carnaval,pra ficar parado e não beber?se surama estava bebada?eu não sei.E se estivesse não é da conta de nimguem.se eskeceu ?era CARNAVAL...

    ResponderExcluir
  4. A prefeita CALADA é uma poetisa.

    ResponderExcluir
  5. O melhor de todos os carnavais...
    a unica banda que nao tocou nada foi akela oasis ..As demais eram show de bola
    Espero que continue assim nos proximos

    ResponderExcluir
  6. blog disse: "Como já era de se esperar, as bandas que vieram para São João Batista não foram as melhores, apesar de vim Caviar Elétrico, a melhor diga-se de passagem"

    kkkkkkkkk
    ri muito
    Mais que dor de cotovelo hein?
    tchequerê NUNCA MAIS

    ResponderExcluir
  7. kero dizer aquele q falou da prefeita q estava bebada,naum é verdade,o problema é q a dor de cotovelo é tão grande q esse abestaaaaaaaaaadoooooooo naum se conforma em vê a prefeita se divertindo com o povo,coisa q o outro queria distancia e antes de td a prefeita é ser humano igual e se bebeu naum bebeu escondido pois o marido estava lá,naumera como o casal eduardo e emanuelle'entre tapas e bjos".Ah,louco era Emanuelle gritando em cima do trio eletrico...

    ResponderExcluir
  8. Gente passo carnaval em sjb 4 anos seguidos e tipo assim,eu sempre falei que por mais q as bandas nao prestassem,quem sempre acaba fazendo o carnaval e o povo,entao o povo joanino e muito animado as bandas foram otimas,Surama esta de parabens pela segurança,pela higiene,pela organizaçao enfim por tudo,e principalmente por ter colocado sjb no msmo circuito de pinheiro e por nos termos bandas variadas e nao a mesma banda todos os 4 dias de carnaval tocando a mesma musica aff,Eduardo Dominici realmente voce nao tinha espirito de diversao e sim de breguiçe!
    CARNAVAL 2011 O MELHOR QUE SJB JA TEVE!
    PARABENS SURAMA E OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  9. Concordamos que este carnaval, inegavelmente preencheu os requisitos em qualidade das bandas, como,um dos melhores,todavia, era visível uma discreta apatia dos foliões nos lugares de concentração,estava lá e percebi, vários motivos são explicáveis.Mudança de comando de governo da forma como foi,com isto, os aliados do ex-prefeito, com raras exceções, se abstiveram da participação, por retaliação,para não engrandecer a festa comandada pela adversária, algo nesplicável. Outro motivo, a badalada queixa do povo, que o dinheiro parou de circular na cidade, logo, sem condições financeiras para grande diversão, e outra que considero mais importante, tratar o carnaval de rua com mais entusiasmo e profissionalismo, convocar um carnavalesco profissional e nunca um amador ,conhecedor da arte,para coordenar e investir pesadamente no neste setor do circuito, acredito ser o ponto alto de sucesso a qualquer evento desta natureza,já está provado no Brasil afora, e isso está vazio há muito tempo aqui!Contudo, a empolgação contagiante natural do povo, preenche essas diferenças e a coisa vai de um jeito ou de outro, no somatório geral, valeu! Amarildo

    ResponderExcluir
  10. o carnaval de São João Batista esse ano foi um dos melhores da baixada maranhense, a prefeita esta de parabéns, o carnaval nunca foi tão bem organizado. O unico defeito era o intervalo das bandas, + o resto foi tudo otimo!Ainda tem gente q as bandas eram péssima, tudo bem as bandas ñ foram as melhores + pelo menos ñ foi tchequerê q ninguém aguentava +, espero q o carnaval do ano q vem seje melhor + esse foi otimooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
  11. O carnaval, feito por quem não sabe o que é carnaval, não poderia ser diferente, fraco como sempre disse,São os piores carnavais nos anos de eleições onde todos querem usar o povo como massa de manobra para mostra poder, coisa mais feia usar a policia para fechar rua, ir de encontro ao que o poeta diz a “praça é do povo” não de uma meia dúzia?? Só nos resta a lamentar , senhores editores do blog apesar de serem pagos pela prefeita tenham uma visão mais critica.....

    ResponderExcluir
  12. O carnaval, feito por quem não sabe o que é carnaval, não poderia ser diferente, fraco como sempre disse,São os piores carnavais nos anos de eleições onde todos querem usar o povo como massa de manobra para mostra poder, coisa mais feia usar a policia para fechar rua, ir de encontro ao que o poeta diz a “praça é do povo” não de uma meia dúzia?? Só nos resta a lamentar , senhores editores do blog apesar de serem pagos pela prefeita tenham uma visão mais critica.....

    ResponderExcluir
  13. eh tem mesmo eh q trazer bandas boas porq comandaram 12 anos e nada vez pela cidade como continua fazendo fez esse carnaval para engana os bestas kkkkkkk.

    ResponderExcluir